CAMINHEIROS
Os jovens dos 18 aos 22 anos estarão 4 anos sem casa permanente, peregrinos do infinito, rumo ao Homem Novo.
Integram um grande grupo que se denomina Clã, dividido em pequenos grupos - as Tribos
O Caminheiro vive cristãmente em todas as dimensões do seu ser.
É chamado a viver integralmente em Cristo, o “Homem Novo”, assumindo um lugar ativo na construção dos “novos céus e da nova terra”.
É fundamental que a pedagogia da IV Secção não deixe de dar um contributo novo para a formação dos jovens Caminheiros, pois estes estão ainda num processo educativo, apesar de possuírem já autonomia em diferentes áreas.
PATRONO DO CLÃ
São Francisco de Assis
São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano o fundador da Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.
TRIBOS
A Vida em Tribo torna-se então num aspeto essencial na Caminhada de cada um. Apesar de ser na lV Secção que os jovens se tornam mais autónomos e conscientes da sua própria identidade, isso não quer dizer que tenha de ser um tempo solitário e individualista.
Pelo contrário, é nas Tribos que todos os caminheiros participam nas tomadas de decisão, conciliam os interesses pessoais com os interesses comuns do grupo, pensando no que é melhor para o Clã, e sentem que de facto têm uma palavra a dizer.
Lema: Deus Aceitará o Meu Sacrifício
Cores: Vermelho e Branco
Grito: Tribo Aristides de Sousa Mendes Sempre. Servir!
Tribo Aristides de Sousa Mendes
Lema: Justa Entre as Nações
Cores: Vermelho e Branco
Grito: Tribo Irena Sendler Sempre. Servir!
Tribo Irena Sendler
EQUIPA DE ANIMAÇÃO
SERVIR
Fica a conhecer melhor como funciona a IV secção!
Mística e Simbologia
Quando olhamos a simbologia no seu todo, percebemos que todos os elementos se complementam e permitem ao jovem desenvolver as várias dimensões do seu ser como forma de afirmação e definição de si mesmo
Uniforme
O uniforme é uma lembrança constante do compromisso com o propósito e com os ideais do movimento escutista. É uma forma de tornar visível o compromisso com Deus, com a pátria e com os outros.
Maravilhas do Método
A finalidade do Movimento escutista é “contribuir para o desenvolvimento dos jovens ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, quer como pessoas, quer como cidadãos responsáveis e quer, ainda, como membros das comunidades locais, nacionais e internacionais”.