QUEM SOMOS?
Fundado no dia 04 de agosto de 1991, o Agrupamento 994-Caxinas Nosso Senhor dos Navegantes nasceu da vontade do Monsenhor Domingos de Araújo de fazer Escutismo em Caxinas. O movimento rapidamente ganhou destaque na Paróquia, pelo espírito de serviço à comunidade de Caxinas e à Igreja. Tornou-se um estandarte além-fronteiras do nome da terra que tanto orgulho nos traz.
Seguindo as diretrizes do Chefe Miguel Castro – primeiro chefe de Agrupamento – o 994 tornou-se cada vez mais único e diferenciado. Com métodos muito próprios e formas de trabalhar bastante características, este Agrupamento já leva três décadas a formar jovens preparados para servir a sociedade e singrarem na vida adulta. Hoje, liderados pelo chefe de Agrupamento Albertino Arteiro e restante chefia, juntamente com o apoio no nosso Assistente e Pároco Rev. Padre Daniel Neves, a chama de fazer escutismo em Caxinas está cada vez mais acesa.
Para a frente é o Caminho ➔
O QUE FAZEMOS
O termo Escutismo acabou por assumir o significado de ‘sistema de preparação para a cidadania’, um movimento que pretende, pela vivência com os teus pares, na Natureza, fazer-te despontar o espírito do ar livre, fraternidade e serviço, melhorando o teu nível de envolvimento e compreensão, preparando-te para seres um adulto autónomo e responsável.
É um convite verdadeiro a substituir o egoísmo pelo serviço, tornando-te individualmente capaz, com o fim de aproveitares essa capacidade também para servir os teus semelhantes.
A proposta de Baden-Powell é que cada jovem agarre – ele próprio – a sua emancipação, que conduza e impulsione a sua própria canoa.
O Escutismo ajuda a desenvolveres-te em termos afetivos, físicos, intelectuais, sociais, espirituais e de carácter, através de atividades próprias, envoltas em imaginários ricos e vivendo a mística da secção.
CAXINAS
Paróquia criada em 1944 por desanexação da paróquia de Vila do Conde.
O lugar de Caxinas, situado no litoral entre Vila do Conde e a Póvoa de Varzim entrou em franco desenvolvimento urbano a partir da segunda metade do século XIX.
Grande parte da população era constituída por famílias de pescadores, pobres, oriundos da Póvoa de Varzim que se fixaram no lugar de Poça da Barca. No entanto, foi, por volta de 1890, no lugar das Caxinas, que se construiu o primeiro templo dedicado ao Senhor dos Navegantes.
Em 1922, a devoção tomou forma canônica pela instituição da Confraria de Nosso Senhor dos Navegantes. A esta Confraria foi doado em 1927 um terreno, próximo do mar, onde logo deu início à construção de uma nova capela que, no ano seguinte, se inaugurou para sede de uma capelania com obrigação da missa dominical e assistência religiosa aos moradores do lugar.
Estavam lançadas as bases de uma nova paróquia que haveria de ser criada pela Provisão Canónica de 5 de Dezembro de 1944. A paróquia teve um rápido crescimento que exigiu novas estruturas. Assim nasceu o Centro Paroquial (1970) e mais tarde a nova e elegante Igreja Paroquial inaugurada em 1985 (a famosa "igreja do Barco").
ORGANIZAÇÕES
A WOSM - Organização Mundial do Movimento Escutista dita uma orientação mundial relativamente ao Escotismo. Cada país filiado possui a sua representação nacional, possuindo liberdade para realizar várias adaptações locais, do qual faz parte o C.N.E.
O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português é a maior organização de juventude de Portugal. É uma associação destinada à formação integral de jovens através do voluntariado dos seus membros, que se afirma como um movimento da Igreja Católica.
O Núcleo Cego do Maio congrega os 17 agrupamentos locais, nos concelhos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, no qual está inserido o nosso Agrupamento.
"O Escutismo é um movimento cuja finalidade é educar a próxima geração como cidadãos úteis e de vistas largas. A nossa intenção é formar Homens e Mulheres que saibam decidir por si próprios, possuidores de três dons fundamentais:
Saúde, Felicidade e Espírito de Serviço."
Robert Baden-Powell (1857 – 1941)
Fundador do Movimento Escutista